Terapia online, saiba tudo!

Psicologia Online | Terapia Online | Uma inovação em termos de atendimento psicológico à distância

Terapia online é uma terapia não presencial, mediada por computador, tablet ou similar. O psicólogo online utiliza um programa específico para realizar a sessão com o seu cliente, seja recorrendo a recursos de texto, vídeo e/ou voz.

Os aplicativos que podem ser usados para realizar a terapia online: Google Hangouts ou Whatsapp

A grande vantagem é que todos esses recursos são gratuitos, e não implicam qualquer custo extra a quem decide optar pela terapia online.

A terapia online é útil para que?

Tanto a terapia online como a terapia no consultório é apropriada para ajudar nas seguintes situações:

– A pessoa aprender a lidar com alguma situação de mal-estar psicológico, com angústias, medos, ansiedades, raiva e culpa;
– controlar sintomas relacionados a problemas já diagnosticados;
– encontrar respostas para indecisões profissionais ou tratar da recolocação no mercado de trabalho;
– conhecer as causas de determinados problemas ou comportamentos;
– ampliar o autoconhecimento;
– trabalhar mudanças de atitude que serão possíveis ao expandir a perspectiva que se tem sobre si mesmo, e ao descobrir quais são os recursos necessários para consolidar os avanços no dia a dia.

Algumas pessoas que já fizeram a psicoterapia e depois interromperam, procuram ajuda do psicólogo online para dar continuidade. As mudanças de cidade ou de país, tanto do paciente como do psicólogo, são motivos comuns.

Mas também há pessoas que já escolhem começar o acompanhamento psicológico via online, seja por praticidade, por dificuldade de locomoção, por restrição horária, por considerar que esse tipo de contato é mais fácil que uma sessão presencial, ao menos para iniciar o acompanhamento, dentre outros motivos.

Quem pode fazer terapia online?

A normativa do Conselho Federal de Psicologia publicada em 2012 determina, entre outras coisas, que as sessões de orientação online devem ser realizadas com pessoas maiores de 18 anos.

Em casos de transtornos graves a terapia online não é indicada, o ideal é importante que a pessoa busque ajuda psicológica presencial, ou seja, no consultório de psicologia.

Quantas  sessão de terapia online pode fazer?

De acordo com a nova resolução do CFP (Conselho Federal de Psicologia) está liberado o número ilimitado de consultas psicológicas. Por tanto, a terapia online fica caracterizada por este motivo, desde que o psicólogo seja cadastrado no site regulamentado para este tipo de procedimento.

O psicólogo online deve estar devidamente cadastrado no CRP ( Conselho Regional de Psicologia).

Qual o valor da terapia online?

O Valor de uma consulta psicológica online com a psicóloga Daniela Carneiro é R$170,00 Reais.

Havendo adequação ao procedimento para realização da terapia online, existe a possibilidade de flexibilidade no valor da consulta para ciclos fechados de sessões.

A terapia online é eficiente?

É provável que este seja um dos pontos que mais divida a categoria profissional. Os psicólogos que estão acostumados a trabalhar com a terapia online a defendem como um recurso eficiente e capaz de oferecer soluções de qualidade aos pacientes.

Para eles, a distância não pesaria negativamente na qualidade do acompanhamento terapêutico, já que uma sessão de vídeo, por exemplo, seria capaz de oferecer todo o conteúdo verbal e não verbal que as terapias presenciais disponibilizam por essência.

Além disso, muitos profissionais defendem que é importante entender que há toda uma geração de pessoas que está acostumada a manter suas relações (sociais, profissionais e familiares) permeadas pela tecnologia, sendo vital que o psicólogo esteja preparado para entender esse comportamento, darem uma resposta contundente, marcando sua presença também nessa esfera.

O que não pode ser feito na terapia online?

O preceito básico para que o atendimento funcione é agendar uma sessão e estar disponível para realizá-la conforme o combinado. É importante que paciente e psicólogo online combinem as condições básicas da sessão (duração, recursos que serão utilizados, periodicidade) e sejam capaz de cumpri-los.

Outros pontos que devem ser acordados é o que será feito em caso de atrasos e reposições. O psicólogo tem a obrigação de assegurar a privacidade do atendimento e o sigilo das informações trocadas durante a sessão de terapia online. Os preceitos éticos que regem esse tipo de sessão não se difere em nada das psicoterapias presenciais.

A terapia online pode ser realizada de qualquer lugar?

Escolher um lugar tranquilo e assegurar um bom acesso à Internet são fundamentais. O paciente que deseja começar com uma terapia online deve entender que sim, importante para o bom andamento do atendimento.

Além disso, é indispensável estar em um local no qual não será interrompido durante a terapia, seja por colegas de trabalho, por integrantes da família ou por desconhecidos.

Ou seja, uma das grandes vantagens da terapia online é poder encaixá-la na sua agenda, sem se preocupar com trânsito, tempo de deslocamento, etc. Aproveitar um horário livre na hora do almoço, no meio da tarde, antes do início das aulas na faculdade… mas não pode ser qualquer lugar.

Como é o sigilo na terapia online?

É natural que uma das grandes preocupações de quem deseja realizar uma terapia online seja a privacidade e o sigilo das informações trocadas via celular, tablet e computador. Nesse sentido, como já mencionamos anteriormente, a normativa do Conselho Federal de Psicologia é bastante clara sobre a postura do profissional. De acordo com a Resolução CFP nº11/2012 que regula as orientações online:“É dever da(o) psicóloga(o) respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, dos grupos ou das organizações a que tenha acesso no exercício profissional.”

Qual o programa utilizado para a terapia online?

O programa normalmente utilizado é o Hangouts (do Google). Ele pode ser utilizado via celular, baixando o aplicativo ou apenas utilizando o chat do Gmail no PC. Fica na própria página do seu Gmail, bastando incluir o endereço de e-mail da psicóloga no sinal de + do lado esquerdo da tela.

Outra opção é via Whatsapp.

Quais as vantagens em fazer a terapia online?

A experiência em fazer terapia online ou presencial é sempre muito subjetiva. As vantagens que podemos levantar aqui:

Para muitos, a flexibilidade é o ponto mais destacável. Fica muito mais fácil compatibilizar as agendas de paciente e psicólogo online podendo realizar a terapia online de praticamente qualquer lugar, inclusive estando de férias ou em viagem a negócios. Além disso, é possível ter uma resposta bastante mais imediata caso necessite de um atendimento de urgência, fora da periodicidade habitual.

Há quem diga que o anonimato é a grande vantagem, um anonimato não em relação ao psicólogo, mas ao olhar do outro. Poder driblar o incômodo de se deslocar ao consultório psicológico e ser visto, ainda é um fator crucial para muita gente, especialmente se é a primeira vez que recorre a uma psicoterapia. A importância que damos à saúde mental vem avançando no Brasil e no mundo, mas ir ao psicólogo ainda é tabu para muita gente.

Também é possível achar os que defendem a terapia online como uma forma de comunicação mais livre e fluida. Por serem muito tímidos, acabam vendo o atendimento presencial com algo que complica o andamento das sessões, especialmente quando não há um histórico prévio entre psicólogo e paciente.

O Objetivo principal deste texto era esclarecer muitas dúvidas a respeito da terapia online, seu funcionamento e indicação.

Você sabia que, em alguns países, a terapia online é um dos recursos mais utilizados para realizar os acompanhamentos àqueles que necessitam de algum tipo de apoio psicológico? No Brasil, a realidade é diferente.

Não é qualquer psicólogo que pode oferecer a terapia online. Aliás, oficialmente nem se deveria trabalhar com esse nome. Existe uma normativa do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que determina os critérios para realizar as sessões de orientação online ou aconselhamento online, que nunca deveriam ser vistas como um substitutivo para a terapia presencial.

Atendimento psicológico online para Brasileiros que moram no exterior

4 benefícios de optar por um psicólogo online

Marcar Consulta

MARCAR CONSULTA
  • terapia online, saiba tudo

Terapia online, saiba tudo!

novembro 11th, 2018|0 Comments

Psicologia Online | Terapia Online | Uma inovação em termos de atendimento psicológico à distância Terapia online é uma terapia não presencial, mediada por computador, tablet ou similar. O psicólogo online utiliza um programa [...]

  • psicologo whatsapp

Psicólogo Whatsapp

agosto 28th, 2018|0 Comments

Psicólogo Whatsapp  Ficou mais fácil buscar Ajuda de um Psicólogo Nosso trabalho oferece segurança e facilidade no atendimento psicológico online e o site está em conformidade com as normas e diretrizes [...]

Dá para perdoar?

outubro 25th, 2017|0 Comments

Dá para perdoar? O perdão é uma espécie de botão de reiniciar que permite aos casais recomeçarem todos os dias Dá para perdoar? Acho que foi a Miriam Palma, amiga desde os tempos do [...]

  • Terapia de casal

Terapia de Casal Online

abril 6th, 2015|0 Comments

Terapia de Casal Online Uma alternativa para recuperar o Relacionamento Amoroso A terapia de casal online ainda é encarada com resistência. Parceiros que vivem relações problemáticas hesitam em recorrer a essa modalidade de análise por [...]

2018-11-11T21:22:09+00:00
WhatsApp chat