A Terapia para Fobia Social

A Terapia para Fobia Social é um tipo de tratamento que pode ser interessante para pessoas que tem dificuldades de relacionamento social. A psicanálise é utilizada como abordagem teórica nas sessões com a psicóloga.

O sofrimento psíquico tem sido detectado nos quadros de fobia social, muitas vezes vem  acompanhado de outros sintomas, como o de ansiedade e depressão.

Vou explica um pouco sobre a terapia para fobia social.

Muitas questões giram em torno de um discurso que envolve medo, vergonha, culpa e tristeza. O Estresse causado por estes sentimentos dificultam ainda mais a reversão dos sintomas. Na terapia é possível uma compreensão mais aprofundada sobre a angústia associada a acontecimentos traumáticos e o comportamento anti-social pode ser resinificado. A partir disto abre-se para uma oportunidade de se tornar um observador de si mesmo e do ambiente social, compreendendo as dificuldades e obstáculos a serem transpostos.

A Terapia para Fobia Social: O Estresse

Estresse pode ter como sintoma psicológico um quadro grave de ansiedade chamado Fobia Social. As Fobias Sociais estão centradas em torno de um medo anormal e absurdo de expor-se a outras pessoas e tem, como conseqüência, o afastamento e evitamento sociais. Podem ser específicas às situações de comer ou falar em público mas podem ser mais difusas, envolvendo quase todas as circunstâncias sociais fora do ambiente familiar.

Neste caso, entre as situações fóbicas que invariavelmente resultam na evitação do objeto, atividade ou situação socialmente temidos, destaca-se o medo de humilhação e embaraço em lugares públicos, o medo de comer em público, falar em público, urinar em banheiro público e, muito freqüentemente, de assinar cheques à vista de pessoas estranhas.

A exposição à situação social ou de desempenho provoca, quase que invariavelmente, uma resposta imediata de ansiedade, a qual pode assumir a forma de um Ataque de Pânico ligado à situação ou predisposto pela situação.

DIRETRIZES E CRITÉRIOS DE DIAGNÓSTICO PARA TRANSTORNO FÓBICO SOCIAL


1- os sintomas psicológicos, comportamentais e autossômicos devem provir da ansiedade e não de outros quadros mentais;
2- a ansiedade deve ser restrita e/ou predominar à situações sociais;
3- a evitação das situações fóbicas deve ser proeminente;
4- o comportamento de evitação interfere nas atividades sociais ou no relacionamento interpessoal;
5- a pessoa reconhece que seu medo é irracional e excessivo.

O prejuízo na atividade social de pessoas portadoras da Fobia Social pode chegar ao extremo do isolamento. Nas situações sociais ou de desempenho temidas, os indivíduos com Fobia Social experimentam preocupações acerca de embaraço e temem que outros os considerem ansiosos, débeis, “malucos” ou estúpidos.

A Terapia para Fobia Social: O medo de falar em público

O medo de falar em público pode ser em virtude da preocupação de que os outros percebam o tremor em suas mãos ou voz. Podem ainda experimentar extrema ansiedade ao conversar com outras pessoas pelo medo não saberem se expressar. Os sintomas de ansiedade que surgem nessas situações costumam ser palpitações, tremores, sudorese, desconforto gastrintestinal, diarreia, tensão muscular, rubor facial, etc.

Muitos casos de Fobia Social pode ser tratado inicialmente com a Terapia Online.

Você sabia ?

Muitas pessoas tem dificuldades para se exporem e o atendimento a distancia em um primeiro momento pode diminuir a resistência e ansiedade. O trabalho de um Psicólogo online facilita para haja uma iniciativa positiva e decisiva atitude diante da vida.

Marque sua consulta online